Este é o News Weekly do Android Central, sua fonte de referência para um resumo conciso das histórias de tecnologia mais significativas da semana. É aqui que nos aprofundamos nas principais manchetes que fornecem os mais recentes desenvolvimentos e inovações que contribuem para o cenário digital.
Esta semana, falamos sobre a mudança da marca Bard para Gemini, Gemini indo para o Canadá, um programa piloto para detectar aplicativos de fraude financeira, um recurso que apareceu surpreendentemente com a nova atualização Android Beta e uma prévia de um suposto Pixel. Dobre 2.
Google abandona ‘Bard’

O Google decidiu aproveitar o conceito da Era Gemini, deixando de lado Bard e renomeando seu chatbot de IA como Gemini esta semana. Ao acessar o chatbot do Google pela web ou por meio do novo aplicativo móvel, você verá a nova marca Gemini com a mesma IU abaixo dela. O Google deseja que seus recursos de IA sejam abrangentes sob o mesmo guarda-chuva – Gemini.
O novo aplicativo móvel permitirá que os usuários façam muito do que já podem fazer com o Google Assistant, sinalizando potencialmente uma mudança no Google Assistant.
“No ano passado, Bard tem sido a melhor maneira para as pessoas experimentarem e colaborarem diretamente com nossos modelos de IA”, disse Sissie Hsiao, vice-presidente de Experiências e Assistente Gemini do Google. “Gemini representa nossa família de modelos mais capazes. Portanto, para refletir a tecnologia avançada em sua essência, Bard agora será simplesmente chamado de Gemini.”
Junto com o Gemini, a empresa também está lançando o Gemini Advanced, disponível com Ultra 1.0, a partir de hoje como parte de uma nova assinatura do Google One AI Premium que custa US$ 20 por mês.
O Google está colocando o ‘Eh’ na IA

Trocadilho intencional! Depois do que pareceu um século, mas foi um ano, o Google está finalmente expandindo seu chatbot de IA Gemini para o Canadá. A partir de 8 de fevereiro, Gemini estará disponível em inglês e francês quebequense, juntamente com outros 40 idiomas em todo o mundo, através do site da Gemini. “Portanto, sabemos que os canadenses têm esperado por este momento com expectativa, e posso dizer que temos trabalhado muito duro como equipe para que isso aconteça em nível pessoal”, disse Jules Walker, gerente de produto da Gemini Experiences. .
Embora não tenhamos certeza de por que o Google demorou tanto para trazer Gemini (anteriormente Bard) para o Canadá, várias especulações sugerem que isso pode ser devido ao relacionamento azedo entre a empresa e o governo canadense como consequência da Lei de Notícias Online (Projeto de Lei C). -18).
Walker disse que abordar as questões relacionadas ao projeto de lei C-18 abriu caminho para o Google lançar o Gemini no Canadá, além de consultar especialistas, legisladores e reguladores em diferentes setores.
Enquanto as pessoas nos EUA experimentam o aplicativo Gemini, os canadenses têm que esperar um pouco mais.
Novo programa para proteger usuários do Android contra phishing

Ultimamente, vemos muitos golpes de phishing circulando, seja um link de e-mail ou um SMS solicitando que você faça um pagamento para um determinado site ou aplicativo que rouba furtivamente seus dados e muitas vezes explora os usuários.
No início desta semana, o Google introduziu um programa piloto para combater a fraude financeira, evitando o carregamento lateral de aplicativos para resolver problemas de fraude financeira que afetam os usuários do Android. O recurso de segurança será introduzido gradualmente aos usuários do Android em Cingapura nas próximas semanas e, se tudo correr bem, podemos esperar uma implementação mais ampla no futuro.
O Google, juntamente com a Agência de Segurança Cibernética de Cingapura, está tentando criar uma camada adicional de proteção contra aplicativos Android que solicitam permissões, muitas vezes exploradas em ataques de phishing. Ele servirá como uma verificação em tempo real de quatro permissões principais, como leitura e recebimento de mensagens SMS, serviço de acessibilidade e serviço de escuta de notificações. Esta atualização de segurança faz parte do Google Play Protect.
Android 14 QPR3 Beta 1 com um truque surpresa de IA

O novo Android 14 QPR3 Beta 1 (compilação AP21.240119.009) foi lançado para dispositivos qualificados na quarta-feira, 7 de fevereiro. Com esta atualização, os testadores beta agora podem conferir o recurso Circle to Search, lançado recentemente para usuários do Google Pixel 8 com o novo atualização de recursos.
Este recurso de círculo para pesquisa permanece exclusivo da série Pixel 8. No entanto, com o lançamento mais recente do QPR, todos os dispositivos elegíveis no programa beta poderão testá-lo. Os usuários com Pixel 5a, Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6a, Pixel 7, Pixel 7 Pro, Pixel 7a, Pixel 8, Pixel 8 Pro, Pixel Fold ou Pixel Tablet terão uma surpresa.
Esta atualização será lançada nos próximos dias; no entanto, se quiser testá-lo agora mesmo, você pode ingressar no programa Android Beta e no seu Pixel Configuraçõesvá para Sistemae toque em Atualização do sistema para instalá-lo.
O vazamento do Pixel Fold 2 afetou a aparência do dispositivo

Esta semana também vimos o que pode ser o primeiro grande vazamento do Pixel Fold 2. Autoridade Android supostamente obteve uma foto do Pixel Fold 2, que mostra alterações no painel traseiro do telefone. Na imagem, notamos que a prateleira da câmera do aparelho mostra um quadrado em vez de uma barra horizontal. As câmeras do Fold 2 estão empilhadas em duas pequenas fileiras em forma de pílula, com seu flash LED situado no canto superior direito. Supostamente, a ilha pode hospedar quatro sensores: uma lente grande angular primária, uma lente ultra grande angular, uma lente telefoto periscópica e um quarto sensor “desconhecido”. A especulação é que este quarto sensor poderia ser o sensor de temperatura que o Pixel 8 Pro apresenta.
Uma fonte não identificada disse ao Android Authority que a “tela externa do dispositivo é mais estreita” e a proporção da tela interna “é mais próxima de um quadrado”.
Continuando internamente, a fonte afirma que a unidade protótipo do Pixel Fold 2 apresenta um “recorte de tela” no canto superior direito de sua tela para a câmera. Como pode parecer não foi detalhado.
Também houve especulações sobre o Google desistir do Tensor G3 para o Fold 2 em favor de um conjunto de navios mais novo. No entanto, só o tempo dirá se algum desses rumores é verdadeiro.