O Google finalmente trouxe um aplicativo móvel Gemini para Android na quinta-feira, e os usuários podem optar por substituir o Google Assistant pelo Gemini, se preferirem. Isso significa que ações como segurar o botão liga / desliga ou dizer “Ok Google” invocarão o Gemini, não o Assistant. Gemini não é tão bom em funções relacionadas ao assistente de voz, mas é melhor em tarefas que se beneficiam da inteligência artificial.
No entanto, parece que os usuários do Android não podem ter o melhor dos dois mundos, como apontou a Android Authority. Muitos pensaram originalmente que os usuários do Android teriam a opção de usar o Assistant como assistente de voz e o Gemini como um aplicativo de chatbot de IA. Mas se você quiser usar o aplicativo Gemini, o processo de configuração exigirá que você substitua o Assistant pelo Gemini. O ícone do aplicativo Assistant também mudará para Gemini, fazendo parecer que você tem o mesmo aplicativo duas vezes.
Os usuários têm a opção de reverter sua preferência de assistente de Gemini para Assistente após o fato. Porém, isso ainda não é uma solução, porque reverter o Gemini para o Assistant fará com que o aplicativo Gemini seja completamente reiniciado. Para usá-lo, o usuário precisa configurar o aplicativo Gemini novamente – e assim substituir o Assistant pelo Gemini.
Pelo menos por enquanto, isso significa que é efetivamente impossível usar o aplicativo Gemini e o Google Assistant simultaneamente. Parece que não há razão lógica para isso, além do fato de que o Google provavelmente deseja transferir os usuários do Assistant para o Gemini. Os usuários com Google Assistant ainda podem usar o Gemini na web, então estão simplesmente perdendo a conveniência de ter o Gemini em um aplicativo.

Para constar, o Google anunciou recentemente que estava removendo 17 recursos do Google Assistant. Separadamente, a empresa teria demitido centenas de funcionários que trabalhavam no Assistant. Esses dois fatores, mais a incapacidade de usar o Gemini e o Assistant juntos, podem indicar que o Assistant pode estar em declínio.
Essa limitação pode forçar alguns usuários a usar o Assistant no aplicativo móvel Gemini. No lançamento, o Gemini está limitado aos recursos de assistente que pode suportar. Por exemplo, o Gemini pode iniciar cronômetros ou fazer chamadas, mas não pode definir lembretes ou criar eventos do Google Agenda.
É possível que este seja um comportamento não intencional do aplicativo Gemini e possa ser alterado em uma atualização. O Google disse que o Assistant não vai a lugar nenhum, pelo menos por enquanto. No entanto, se esse comportamento for intencional, definitivamente afastaria alguns usuários do Assistant e se aproximaria do Gemini.